quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Marie Claire Esporte e o Machismo Olímpico

É oficial, pessoal. O foco das Olimpíadas, especialmente no Globo Esporte online, mudou de tal forma que fui forçada a fazer uma coletânea das pérolas encontradas. O, carinhosamente apelidado por mim, Marie Claire Esporte tem feito um desserviço ao jornalismo brasileiro com suas matérias de péssimo gosto e com enfoque pouquíssimo profissional.

Antes que eu ofenda a suposta liberdade de imprensa do pessoal, já esclareço: comentários podem ser feitos, mas esses ultrapassaram o ridículo. Um site de jornalismo esportivo que só fala das mulheres tratando de suas características físicas (só as não relacionadas ao esporte, claro) e, o mais impressionante, agindo como se isso fosse importante? Não se vê matérias sobre a superação das atletas, apenas sobre suas roupas, sua depilação e até sobre a existência ou não de seus himens. Aos que não acreditam, inicio o show.

Na sessão depilação, estão circulando fotos de atletas que não depilam as axilas, bem como uma entrevista com o nadador Thiago Pereira sugerindo que a preocupação com a depilação (vaidade) das nadadoras brasileiras prejudicou seu desempenho. Logo vê-se que não tem como agradar, não é mesmo?

Direto do site do Marie Claire Esporte (link):


Outro da nossa nova revista virtual de fofocas, tirando totalmente o foco da vitória da chinesa (link):


Por fim, a entrevista de Thiago Pereira (link):

Quote: - Falta mais comprometimento, acreditar um pouco mais e abrir mão de muita coisa. É até engraçado. Nos Estados Unidos, as meninas ficam como a gente, não raspam nada e só raspam para melhorar na hora da prova. Elas colocam a competição acima da vaidade. Aqui, elas nadam, nadam... - disse o nadador.

Agora chamadas do Marie Claire Esporte com detalhes totalmente dispensáveis:



Dá pra notar que nem feias nem bonitas escapam de não ter seu esforço reconhecido, o foco é sempre outro: a depilação, o concurso de beleza em que elas nem quiseram entrar, a maquiagem.

Mas pode ser ainda mais absurdo!


Agora, considerações sobre os uniformes:



Hóquei na grama realça uniforme feminino


Mesmo no frio de Londres, tem gente contra a saída do biquini no volei de praia, por quê será?


E, infelizmente, não é só o Marie Claire que está bombando por aí com esse tipo de notícia. Não basta ser campeã olímpica, gente, a silhueta tem que agradar o pessoal também. Direto do Uol.



Está mais que claro que, no que diz respeito às mulheres, ainda é impossível ser atleta (e até campeão) olímpico. Destaque para a "baixeza" dos sites citados e para bons artigos sobre o assunto nos blogs Ativismo de sofá e Escreva, Lola, escreva.

Um comentário:

  1. Diana, obrigada por escrever! De posse de todas essas informações, me vi incapaz de escrever sobre o assunto devido ao tamanho da minha indignação com esses sites, especialmente a Globo. Como vim "discutindo" na minha timeline,ao longo da semana, "ser mulher é um problema Olímpico". Como tu bem colocou, não vemos reportagens sobre superação das atletas, de toda preparação que elas tem até chegar lá, ou outra coisa do tipo. Só lemos coisas ressaltando os problemas que não são nem físicos, mas estéticos. Ridículo. Mas, felizmente, nós temos essas ferramentas que nos permitem divulgar essas barbaridades e, de alguma maneira, mostramos para algumas pessoas que nem tudo é tão lindo quanto a mídia demonstra ser.
    Parabéns, mais uma vez!!

    ResponderExcluir