domingo, 8 de julho de 2012

CAROLINA? (ou A Vingança do Freguês)



(cena: segunda-feira tensa, voltando da universidade, freguesa é forçada a pagar quatro reais por uma hora num estacionamento privado porque não tem vaga na rua dos sebos. o objetivo era comprar um livro para presentear minha professora de espanhol na colação de grau do curso e o livro Anna Karenina, mas o que realmente se obteve foi muito exercício de paciência)

Round 1

freguesa: oi! (sorriso simpático) vocês tem Anna Karenina?
livreira: Ana CAROLINA?

(sim, em caps lock, a livreira gritou pra mim como se eu fosse meio bobinha)

freguesa: não, Anna Ka-re-ni-na.
livreira: Karenina?

(é válido lembrar que ela me olhou como se eu fosse um ET mascando chiclete)

freguesa (que já nem tinha certeza se era desse planeta o livro que procurava): isso.
livreira: vou olhar.

(livreira vai até o computador procurar o livro. não houve sucesso)

freguesa: e algum livro em espanhol, você tem? García Márquez, talvez?
livreira (já sem saco pros meus nomes extraterrestres): naquela estante ali.

(freguesa vai até lá e encontra livros didáticos de espanhol. caminha até a saída à francesa)

Round 2

freguesa: oi, vocês tem Anna Karenina?
livreiro (olhando pro computador, digita): Ana Carolina. É da Vanessa Não-sei-o-quê?
freguesa (suspira e soletra): A-n-n-a K-a-r-e-n-i-n-a.
livreiro: ah, não tem.
freguesa: e livro em espanhol?
livreiro: livro em espanhol? didático?
freguesa: muito obrigada.

(completa mentalmente: "por nada")

Round 3


freguesa: oi, vocês tem Anna Karenina?
livreiro: Ana Carolina?
freguesa: Anna Ka-re-ni-na.
livreiro: vou olhar.

(vão os dois até o computador)

livreiro: Karenina com K, né?
freguesa: uhum
livreiro: olha, não tem nenhum livro dessa autora no sistema.
freguesa (pedindo paciência dos céus): é o nome do livro, moço.
livreiro: ah, tá. nome esquisito, né? hehehehehehe nunca ouvi.

(também não tinha)

manual prático de bons modos em livrarias: Anna Karenina é um romance do russo Liev Tolstói publicado entre 1873 e 1877. Liev também escreveu Guerra e Paz.

Graças a Deus o 6º livreiro conhecia pelo menos García Márquez e eu consegui uma edição antiga de El Coronel no tiene quien le escriba. Quase fiquei com ele pra mim, confesso. Mas fui forte.

Esse post é uma homenagem às avessas a um blog que eu adoro: manual prático de bons modos em livrarias. Vale à pena conhecer e visitar, você certamente vai rir MUUUUUITO!

5 comentários:

  1. haha chorei de rir. Só pra lembrar, o livro era Ana Carolina, né?

    ResponderExcluir
  2. As pessoas que trabalham em livrarias deveriam ser obrigadas a decorar uns 30 nomes de autores famosos, pelo menos, para não passarem vergonha.

    Você trabalha vendendo livros e não sabe quem foi Tolstói?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que em boas livrarias isso pode dar uma advertência!!!! hehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Felipe, você tem dois pais e duas mães? Sério, que tanto de sobrenome é esse? kkkk

    ResponderExcluir